sexta-feira, agosto 31

Eu protesto, ele protesta e eles também.

Na última edição do jornal de propaganda boletim municipal da autarquia vem publicado um “voto de protesto” aprovado em reunião de câmara por unanimidade. O protesto refere-se a um artigo de opinião, cujo autor desconheço, que pelos visto faz graves afirmações envolvendo os vereadores que são, também, administradores em empresas municipais. Desconheço as afirmações constantes no artigo, mas pelos esclarecimentos teria algo a ver com ordenados, senhas de presença ou outras remunerações. “Dinheirinho” portanto. Pelos vistos, processos judiciais, não faltarão também.

quinta-feira, agosto 30

Deve ser trauma II

Depois do que aqui escrevi a propósito da notícia do «Expresso de Felgueiras», constato que o vereador do desporto nem aguardou pelo início das obras no “complexo desportivo municipal”. A “carecada” no campo de treinos do estádio municipal Dr. Machado de Matos já começou.

quarta-feira, agosto 29

wikipedia

A propósito da polémica sobre a página na wikipedia do nosso primeiro ministro, - com alterações na sua página através de PC’s governamentais - fui visitar a página da nossa presidente da autarquia. A lista de alterações e contribuições é longa e os seus autores… muito interessantes.

segunda-feira, agosto 27

É mesmo tentar…

Será que se eu fizer um link, vou ter direito a umas ideias e sugestões para o layout desde “piqueno” blogue? :)

Variante à N207

Termina já a 31 de Agosto próximo o prazo para a consulta do Estudo de Impacte Ambiental para para a Variante à N207 entre a Longra e Felgueiras. O dito estudo pode ser consultado na Agência Portuguesa do Ambiente, CCDRN; câmara municipal de Felgueiras e nas juntas de freguesia de Pedreira, Moure, Refontoura, Várzea, Varziela e Rande e no site www.iambiente.pt (que não está a funcionar).

sexta-feira, agosto 24

Deve ser trauma

Segundo notícia o «Expresso de Felgueiras», o vereador do desporto, Bruno Carvalho, pretende passar o campo de treinos do estádio Dr. Machado de Matos de relvado a pelado, alegando «enormes despesas de manutenção que o relvado representa para a edilidade». Assim, logo que as obras arranquem no «complexo desportivo municipal» a «carecada» é certa. Só tenho uma dúvida. A quem vai o vereador adjudicar o trabalho de retirar o relvado. Aos serviços camarários ou a alguma empresa de eventos radicais?

**

A propósito deste assunto. Continua a existir nesta autarquia o péssimo hábito de vereadores e presidente não responderem em primeiro lugar nos órgãos próprios – assembleia municipal – e depois à população ás dúvidas sobre a sua gestão. Quando questionados sobre a questão do estádio, sobre os terrenos do parque da cidade e outras questões mais «sensíveis» fazem orelhas moucas. Aí está mais um motivo que justifica uma mudança na Assembleia Municipal.

Afinal o pessoal do F2005 não é preguiçoso...

Os "assessores" é que estão de férias!

quinta-feira, agosto 16

Em tempo de férias, o trabalho. (*) (**)

Tempo de férias, uns a chegar outros a partir rumo a vários destinos. Vá para fora cá dentro ou, pelo contrário, vá mesmo para fora. Sou apologista do nosso país. Temos cá dentro paisagens lindíssimas, de perder de vista. Montanhas, serras e verdes vales com frescos rios, paisagens áridas com planícies de perder de vista. Temos praias, completamente congestionadas é certo nesta altura do ano, mas também autênticos refúgios, cuja localização é transmitida em voz baixa, em jeito de segredo, numa atitude egoísta, para que longe das multidões continue a ser um «refúgio». Temos a praia, onde nem uma toalha mais se consegue estender sem invadir a privacidade do vizinho, sem ouvir as juras de amor dos casais ou o ressonar daquele velho senhor que depois de um bom almoço e duas «bolas de berlim» para o lanche se deixou dormir fruto do calor. Tenho sempre a minha alternativa predilecta. Uma boa esplanada junto ao mar, onde posso ler os jornais diários, os meus livros e revistas predilectos, tudo enquanto oiço as minhas músicas preferidas. Nada melhor, era até capaz de me habituar, não fosse a minha cabeça estar também noutro local.
Por norma é de «bom-tom» (o que quer que isto queira dizer) não escrevermos nestas crónicas sobre questões pessoais, ou mesmo profissionais, mas desta vez, queiram aqueles que me lêem desculpar-me, tenho que partilhar algo aqui com vocês.
O último ano foi extenuante. Um ritmo de trabalho alucinante, muitas horas diárias de trabalho, viagens e deslocações permanentes, formação, muita formação. Criar um projecto como aquele que nos envolvemos não é tarefa fácil, e muito menos feita com pouco trabalho. A dedicação tem que ser imensa e, claro, há sempre que fique a perder, neste caso a família. Mas enquanto eu aqui estou, recuperando e com tempo para reflectir e fazer o balanço de mais um ano, olho para trás e sinto-me orgulhoso. Enquanto escrevo mais uma crónica, na esplanada frente ao mar, não deixo de pensar na fantástica equipa que tenho ao meu lado e na sorte que eu e o meu parceiro neste sonho temos. São uns profissionais extraordinários, que conseguiram em seis meses de actividade aquilo que em Felgueiras era impensável no sector da mediação imobiliária, conseguindo nesse percurso prémios, reconhecimentos e, mais importante, um serviço de excelência destacado pelos clientes com quem tivemos o privilégio de colaborar. Todos os profissionais com quem tenho a honra de fazer equipa, dos que estão desde o primeiro momento e os mais recentes, da incansável coordenadora de agência aos angariadores, todos mostram grande determinação, vontade de vencer, de serem diferentes. Como dizia Albert Szent-Gyorgi, Nobel da Medicina, «a descoberta consiste em olhar para a mesma coisa que todos os outros e pensar em algo diferente». É este pensamento que todos aplicam no dia-a-dia profissional, inovando num sector onde se pensava que já tudo estava feito, quebrando as «regras» instituídas e apresentando resultados. Grandes «lutas» travamos e muitas mais teremos para travar, mas de uma coisa eu tenho a certeza. Com esta equipa ao meu lado, estou pronto para qualquer «luta».
(*) Expresso de Felgueiras, 10 Agosto'07
(**) Eu sei que esta crónica não "cabia" aqui, mas como é usual aqui fica.

segunda-feira, agosto 13

Santos da casa....

Campeão nacional de btt queixa-se de não ser reconhecido na sua terra

Deve ser da Bicicleta...

Ó FÁXAVOR (II)

Sim.... eu sei, mas..... ouvi falar de 125.000 Euros p'rás bicicletas que passaram 2 dias por Felgueiras.... 25.000 contos..... Não quero acreditar!!!!
Agradecemos, desde já, a caridade de Alguém que nos informe o REAL valor PAGO pelos Nossos Amados e Ilumimados Governantes....
_______________________ REVISTO E ACTUALIZADO_____________________
De acordo com o EF a CMF deliberou, com os votos contra da Oposição, um Pagamento de 61.500 euros (12.300 contos) por ajustamento directo pela passagem da Volta pela Nossa Terra...
Já agora, quanto é que a CMF atribuiu este ano para as centenas de jovens Felgueirenses que praticam desporto filiado no Nosso Concelho?
Alvíssaras a quem souber informar....

sábado, agosto 11

Posições e medidas

Nada como um período de férias, para que ao bom jeito da silly season, apareçam algumas ideias verdadeiramente mirabolantes. Desde «Frentes Democráticas», ao bom estilo «todos- contra-um» até à ideia do «cidadão-justiceiro», que descontente com um qualquer governante, ou presidente de junta, o processa, movido, sabe-se lá por que outros motivos também. Os partidos políticos têm que encontrar soluções dentro daquilo que é o normal funcionamento das instituições e encontrar as coligações naturalmente. E há coisas que são contra natura, ou então já não há soluções. Quanto ao resto, cada um de nós tem a melhor forma de fazer justiça em relação a um político. O acto sublime do voto. O Dever de votar e escolher a melhor solução. Neste caso, foram estes os escolhidos, nas próximas eleições serão sujeitos ao veredicto dos eleitores. Noutras questões existem os organismos fiscalizadores e a própria Assembleia Municipal, que está, neste momento, completamente «vazia» de funções. Eu, gostava de perceber era se os «ilustres» autores dessas ideias, apoiam ou não, por exemplo o derrube da Mesa da A.M.. Isso sim, é tomar posições e medidas…

terça-feira, agosto 7

Ó Fáxavor.....

sim.... eu sei.... mas será que alguém me poderia dizer quanto pagou a CMF pela Volta a Portugal???? só p'ra comparar o investimento de 2 dias em show off televisivo (p'raí 3 minutos) com o investimento de 1 ano em desporto concelhio...

Bem haja!

quarta-feira, agosto 1

Zona Desportiva

Depois de em Fevereiro anunciar a remodelação da «zona desportiva», vem agora a autarquia anunciar o lançamento do concurso da empreitada no site da câmara, depois de aprovado o projecto. Segundo a mesma comunicação esta obra é;
«Mais um avanço na consolidação de um equipamento, que tem trazido a Felgueiras grandes eventos e sucessos desportivos, e que queremos que, com mais este investimento, continue a ser um bom exemplo.»
O único problema é que o único equipamento que existe na «zona desportiva» é a piscina municipal, a não ser que um campo cheio de erva e uns pré-fabricados a servir de balneários sejam considerados equipamentos desportivos. Mas vá lá, o concurso já aí está. Vamos ver se não acontece o mesmo que aconteceu à Praça Machado de Matos…

Cartão Amarelo (*)

Pela primeira vez os felgueirenses mostraram um cartão amarelo a Fátima Felgueiras e à sua gestão camarária. Segundo uma sondagem realizada no passado mês de Junho pela GBN e encomendada pela Federação do Porto do PS, Fátima Felgueiras não venceria as eleições autárquicas se as mesmas se realizassem hoje, ficando PS e PSD à frente do Movimento Sempre Presente (MSP). Todos sabemos que as sondagens «valem o que valem» (para usar uma expressão do «politiquês»), contudo não é de desprezar este sintomático resultado, em que, pela primeira vez, Fátima Felgueiras aparece atrás nas intenções de voto. Mas mais importante é o facto de sessenta por cento dos inquiridos terem respondido que a câmara, liderada por Fátima Felgueiras, não realizou qualquer obra de vulto em Felgueiras neste mandato e que quase oitenta por cento dos inquiridos achou o aumento das tarifas da água, escandaloso. É sabido que a grande maioria dos votantes nas anteriores eleições autárquicas no MSP é do partido socialista pelo que não é surpreendente que com a extinção do mesmo o PS obtenha uma votação superior. Segundo a mesma sondagem o PSD mantém sensivelmente o seu eleitorado tradicional, mostrando que a recentemente empossada comissão política tem um longo e árduo caminho a percorrer se pretende chegar ao fim da etapa como vencedor. Para isso tem dado firmes passos. Organização interna, levantamento dos problemas das freguesia através de visitas conjuntas entre comissão política, vereadores e juntas de freguesia, visitas de deputados ao concelho dando visibilidade ao que por cá falta fazer apontando o caminho a seguir, desmascarando a visão atrasada deste executivo camarário em relação aos grandes projectos estruturais do concelho. Com esta «injecção» de motivação da sondagem, será de esperar que a oposição reforce e aumente as criticas ao executivo camarário assim como na Assembleia Municipal. Aí, como ficou patente na entrevista concedida por Torres Moreira ao «Expresso de Felgueiras» na sua última edição, - uma das melhores entrevistas políticas do concelho que já li – é necessária uma estratégia conjunta entre PS e PSD para equilibrar a balança política em Felgueiras e este é o momento de o fazer. Nunca a conjuntura política e de opinião pública esteve tão favorável a esta mudança. Fátima Felgueiras não tem conseguido (mesmo com todo o SPIN comunicacional usado) manter a imagem de outrora. Tem sido visível nas festas populares, nos eventos, nos concertos e demais iniciativas que já não nutre a simpatia de outrora junto do povo. Mas ninguém tenha dúvidas, a presidente da autarquia felgueirense é um «animal» político imprevisível e não deixará uma eventual derrota barata.
(*) Expresso de Felgueiras, 27 Julho 07