quarta-feira, janeiro 28

Zé, sempre em pé

Por norma há uns quantos nomes que levitam à volta dos partidos em Felgueiras, sempre prontos para serem candidatos em qualquer das forças partidárias. Assim, de uma penada lembro-me de três ou quatro (numa terra tão pequena é obra), que seriam candidatos, pelo PS, MSP ou mesmo PSD. Isto por força de vontade dos próprios, claro.

terça-feira, janeiro 27

... ou de chorar

O nosso mais recente companheiro nestas andanças dos blogues, faz de tudo para “aparecer”. Não se apoquente, da minha parte dar-lhe-ei todo o palco e farei links sempre que se justifique. Apenas algumas sugestões, que nem me atrevo a escrever “conselhos”. Já houve um tempo em que eu achava que comentários às postas eram bons, rapidamente passaram a maçadores, depois a desagradáveis e, por fim, a intoleráveis (de uma forma não geral). Passadas as eleições, desapareceram. A sua ânsia por comentários, percebo-a, mas se o objectivo é apenas que se “diga mal”, terá, mais à frente oportunidade para isso. Contudo, se essa for a sua vontade, a melhor forma de ter comentários é… passar a comentar os outros. ;)
Se, pretende realmente causar alguma polémica ou discussão à volta de algumas pessoas, então o melhor é ser mais esclarecedor. Afinal, quem é que anda enganado?
[adenda] Melindre? Não. Apenas que ficasse claro, o papel :)

segunda-feira, janeiro 26

A confirmação da Teoria

Sem dúvida que a Teoria da “proliferação de blogues em altura de eleições” se confirma. Para mais, numa altura em que os eternamente candidatos a candidatos se movimentam. Neste caso, um apoio “não declarado” a Inácio Lemos como candidato pelo PS.

sábado, janeiro 24

Links actualizados

Atendendo à manifesta desactualização dos links de Felgueiras, fiz uma actualização da mesma, onde constam:
IN
Felgueiras Aqui e Espaço Neutro
OUT
Não tendo sido regularmente actualizados:
O Grilo, Felgueiras 1900, Ovelha Negra, Tribuna de Felgueiras
=
Decidi manter, apesar da falta de actualização, atendendo a que são blogues institucionais e que será de prever uma actualização em breve, quanto mais não seja, devido às eleições.
JS, JSD, PS Felgueiras.

Enviem sugestões de blogues que me tenham escapado…

Espaço Neutro

Alertado por um estimado (e desaparecido…) frequentador da caixa de comentários deste blogue fui ver o Espaço Neutro. Não foi com surpresa que vi que tinha sido reactivado (tinha sido alertado pelo próprio na gravação do “Conversas Cruzadas” que passa amanhã), o que não associei logo foi o nome do blogue à pessoa. Bruno Carvalho, num espaço neutro promete, pelo menos, alguma polémica

sexta-feira, janeiro 23

Ano de eleições

Sem dúvida que estamos num ano de eleições. Não que já tenhamos candidatos anunciados mas pelo simples facto de que os “movimentos” em volta de um, ou mais, putativos candidatos se anunciam. Estes movimentos surgem, normalmente, em volta de conversas de cafés, mas, com o advento dos blogues cada vez mais o fenómeno é global, na nossa escala, claro.
Basta para isso ver as “sondagens” que por andam. Aferir o que quer que seja daí, é ridículo. Contudo, permite tirar ilações quanto às movimentações…

Um gelo de bloqueio (*)

Em entrevista à SIC o nosso primeiro-ministro veio, pela primeira vez, falar em recessão económica. O estilo de linguagem do “politiques” a que a grande maioria dos portugueses é alheia, diz-nos que se avizinham tempos ainda mais difíceis. Depois de passar dois terços do mandato a prometer o “milagre” da recuperação económica eis o regresso à triste realidade dos números. Por esta altura contava já José Sócrates ter uma economia em recuperação, atrasando as eleições legislativas o mais possível para beneficiar do clima económico favorável. Esse era o discurso há um ano, agora, convém até antecipar as legislativas para que a crise não desgaste ainda mais um governo que impotente perante o cenário de crise, tem um primeiro-ministro que não se coíbe de colher os louros da baixa da taxa de juro, não fosse a grande maioria dos portugueses saber que aí o governo não mexe. Fica também claro que os sucessivos governos socialistas (dos últimos treze anos, dez tiveram governos socialistas) preferem atirar para as gerações vindouras os custos dos investimentos públicos. Se até agora as “parcerias” público-privadas, terminavam lá para 2018 (Orçamento 2008), agora acabam lá para 2038 (Orçamento 2009), teremos, por isso, netos a pagar os actuais investimentos.

Numa altura em que há “simplex” para tudo e mais alguma coisa, o governo veio aumentar o valor máximo pelo qual as autarquias (mas não só) podem adjudicar obras directamente para cinco milhões e cem mil euros. Ou seja, qualquer Autarquia pode adjudicar uma obra sem abrir concurso, sem concorrência, sem negociar preços, sem qualquer transparência. Tal medida fez com que a Associação Nacional de Municípios (ANMP) recomendasse ao governo que inclua na proposta de Lei que sejam consultadas pelo menos seis empresas, a bem da transparência, e que se o governo o não fizer vão aconselhar os associados (municípios) a fazê-lo. Num ano de eleições a tentação para os autarcas realizarem obra é muita, com toda a certeza, e facilitismo com despesas nesta altura não é a melhor solução, mesmo querendo o governo.

Foi preciso vir um verdadeiro nevão para todos nós constatarmos aquilo que já sabíamos. O nosso país não está preparado. E quando digo isto refiro-me ao conjunto das autarquias, freguesias, escolas, forças policiais e alguns meios de socorro. Não deixa de ser uma “alegria nacional” ver o país coberto por um manto de neve, contudo, e a começar desde logo pelas nossas habitações, estas não estão preparadas para as temperaturas e condições meteorológicas que se fizeram sentir. Seria importante saber, por exemplo, face à nova legislação de obrigatoriedade de certificação energética, que percentagem de fogos passavam este teste. Muito baixa com toda a certeza. Mas nem dessa análise precisamos, bastando constatar o número de fogos urbanos, com vítimas mortais a lamentar, que daí advieram. Depois, foi o quase alarme social das forças policiais com o corte de estradas, que se transformaram em caos quando os pais foram chamados a ir buscar as crianças. Felizmente, a neve foi de curta duração, senão o país bloqueava durante uma semana!
(*) Expresso de Felgueiras, 16 de Janeiro 2009

sexta-feira, janeiro 16

Felgueiras Aqui

Intitula-se “Felgueiras Aqui” e é o novo blogue sobre o tema Felgueiras. Apresenta-se como “um blogue sério para abordar assuntos sérios” e solicita participação nos comentários.
Para já apenas com “sondagens” de candidatos a candidatos. Só não percebo é como é que aparecem determinados nomes em determinados partidos… mas eles lá sabem!

segunda-feira, janeiro 12

Não, não fui acometido por nenhum vírus, nem fiquei retido na neve. Mas é um facto que este blogue foi abandonado por mim nestas festas. Estou a reorganizar-me, são mais uns instantes e volto já…